quinta-feira, 6 de setembro de 2012

5 coisas para mostrar que tudo o que você sabe de jogos de nave está errado

Na década de 80 e 90, os jogos de nave (conhecidos como Arcade Shooters, Shoot'em Up's - shmups - ou ainda jogos de navinha) dominaram o cenário dos fliperamas e havia uma grande presença deste tipo de jogo nos consoles também. Parecia que os shmup's estavam aqui para ficar e todos jogaram.

Em 2010, tais jogos agora representam um mercado de nicho extremamente pequeno. Muitas pessoas não tem idéia do que são estes jogos e os poucos que tem apenas possuem memórias vagas de um número pequeno destes jogos. Ninguém tinha nenhuma idéia do que eles eram, de onde eles vieram ou para onde eles se foram.

Mushihime-Sama PS2/Arcade

Recentemente, com a popularidade do Youtube, uns poucos vídeos da CAVE (uma das maiores empresas neste gênero de jogo) apareceram. A reação das pessoas ao verem tais vídeos eram semelhantes da reação das pessoas ao ver um porão de um cientista louco que trabalhou na última década criando os monstros mais horrendos já vistos pelo homem. Gritos de "Trapaça! Impossível!" são comuns além de outros argumentos demonstrando o desconhecimento dessas pessoas.

Aero Fighters 2 Neo-Geo/SNES/PS1

Enquanto a indústria dos games estavam se direcionando mais e mais para os consoles e PC com belas cutscenes em CG, gráficos 3D e gameplay 'aguado', os jogos 'de navinha' foram na direção contrária. Eles continuaram a ser refinados por um grupo de pioneiros, e jogados por fãs que já zeraram tudo o que os desenvolvedores ofereceram para eles. No que poderia ser considerado um loop de feedback, shmups graduamente se tornaram cada vez mais insulares, chamando superjogadores que estavam dispostos a jogar horas e horas na mesma partida de 30 minutos extremamente calculada e refinada até que eles tenham aperfeicoado perfeitamente suas partidas.

Hoje em dia, graças aos vídeos postados no youtube aliado as ações de um grupo de fãs destes jogos, o gênero Shmup/'Navinha'/Arcade Shooter pode ser visto por mais pessoas que ainda não conheciam este tipo de jogo. Entretanto, muitos deles têm argumentos errados sobre o gênero. Aqui estão os 5 equívocos que estes gamers constuam falar:

Mission XX Arcade

"Shmups são devoradores de moedas" De longe o maior equívoco é que shmups (e muitos jogos de arcade) são designados para sugar suas fichas assim como uma prostituta louca suga sua carteira. Isto não é verdade. Enquanto shmups são extremamente difícies, eles são designados para ser completados com um único crédito, se você dedicar a eles. Verdadeiros jogos que comem suas fichas são aqueles que tem coisas como dano ou morte inevitável, limite de tempo (onde você deve colocar mais fichas para continuar) e são atualmente muitos raros. Um jogo de fliper bem feito NUNCA irá ferrar você dessa maneira. Na verdade, muitos dos verdadeiros devoradores de fichas são jogos de fliperamas desenvolvidos em solo americano, ou jogos japoneses que foram 'remexidos' quando eles foram lançados no ocidente.

Você também vê um monte de comentários ignorantes no Youtube, falando que o jogador teve que colocar mais fichas para chegar tão longe, sem nem ao menos ter algum conhecimento dos jogos que eles estão comentando. Muitas das vezes, estes vídeos mostram partes de um jogo que são literalmente impossíveis de alcançar se você usou 'continue' uma única vez; o jogo simplesmente termina antes daquele ponto se você usou um continue.

Progear ~ Storm of Progia Arcade

"Os jogos de nave são muito simples e eles são tudo a mesma coisa" Isso pode ser verdade se você estiver falando sobre os jogos de nave da velha guarda. Naquele tempo, não existia muita variedade e existiam vários clones de jogos de renome (principalmente R-Type). Parece que um monte de pessoas vêem um jogo de nave e instantaneamente assumem que são a mesma coisa que eles jogaram na década de 90, onde sistemas de pontuação raramente existiam e quando existiam eram tão simples que não tinha tanta importancia. Você pode até mostrar a um gamer "comum" dois jogos de nave modernos completamente diferentes e ele não iria saber diferenciá-los. Os jogos de nave evoluiram e progrediram. O diabo está nos detalhes mas está lá. As regras e sistemas de pontuação presentes em cada shmup faz cada um ser jogado de maneira totalmetne diferente.

R-Type Arcade/Nintendo/Master System

"Só é necessário ter boa memória para jogar jogos de nave" Não é um equívoco muito comum. É verdade que qualquer jogo de nave decente terá um certo nível de memorização, mas falar que tais jogos são 100% memorização é uma falácia. Este equívoco vem do fato de que existiram shmups antigos que eram duramente baseados em memorização e descobrir estratégias para lidar com cada parte de uma fase. O maior exemplo disso é R-Type. Muitos outros jogs da IREM são similares, incluindo o infame Image Fight. Raiden de uma certa forma foi assim de modo que você saiba onde e quando aqueles tanques iriam aparecer e atacar você pelos flancos. Entretanto eles são excessões, não regras. Na minha opinião, os melhores shmups combiam memorização e execução em partes iguais. Mas algumas pessoas gostam mais de memorização do que as outras. Isto é apenas uma questão de gosto pessoal.

"É impossível ser bom em um shmup sem torná-lo um recluso" Embora seja verdade que muitos shmups exigem um grande investimento de tempo para ser bom em conquistá-los, você certamente não precisa abandonar sua escola ou trabalho e ficar jogando 24 horas por dia 7 dias por semana para ser bom neles. Como qualquer outra coisa neste mundo, paciência e dedicação irão levá-lo a sua meta se você quiser alcançá-la. Praticar em intervalos regulares ao invés de jogá-los até que seus olhos caiam é a melhor estratégia. E a satisfação de dominar um jogo em que muitos consideram impossível pode ser recompensador o bastante para alguns.

Eden's Aegis PC

"Shmups são caros e não valem o dinheiro" A maioria dos jogos de nave custam um pouco mais dos seus trocados do que seu jogo costumeiro de qualquer outro gênero. Mas a parte de "não valer o dinheiro" é inteiramente errada. O problema aqui é que muitos gamers não vêem o valor de um jogo de nave bem feito. Eles têm um valor de replay ridículo e você poderá colocar horas neles e ainda não ter visto tudo o que um jogo de nave tem a oferecer. Mas para gamers que não tem costume com tais jogos, eles vêm um jogo sem material bônus/cutscenes/fáceis e duram 30 minutos de frustração e ficar usando continues. É tudo uma questão de dominar o conteúdo.

Infelizmente, este equívoco é tão penetrante que você poderá ver análises de jogos de nave em revistas de games "profissionais" argumentando que os jogos são curtos demais e que podem ser zerados em 20 minutos apertando start na tela de continue toda vez que você perder todas suas vidas. Isto é completamente errado. Sim, você pode ficar apertando start e esgotar todas as suas bombas e zerar o jogo, mas não é algo que alguém irá parabenizá-lo.

Akai Katana Shin X360

Nenhum comentário:

Postar um comentário