terça-feira, 12 de julho de 2011

Desintoxicação digital faz bem para a saúde e ajuda a manter a atenção

Época de férias é tempo pra relaxar, se desligar do mundo e dos problemas. Mas muita gente não consegue se desligar dos telefones celulares, dos tablets, das redes sociais, da tecnologia.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos com mais de duas mil pessoas mostrou que mais da metade - 68% - faz questão de ficar checando emails mesmo quando está de folga.

No país, a nova moda é aproveitar o período de férias para fazer uma desitoxicação digital. "Ela pode ser muito boa para a saúde", diz o professor da Universidade de Utah, David Strayer. Ele concorda que todos esses dispositivos eletrônicos são importantes para a nossa vida, mas lembra: uma dose exagerada de algo bom, pode ser ruim.

Segundo o professor, esses aparelhos centralizam a atenção do cérebro e afetam a habilidade de desenvolver relações sociais, esgotam a nossa capacidade de ter atenção e sobrecarregam as pessoas.

A sugestão dele é ficar longe desses equipamentos nas férias e aproveitar este momento para interagir com a natureza, ir a lugares diferentes e fazer coisas novas. "Você começa a pensar de maneira mais clara, se torna mais criativo", afirma Strayer.

Passar férias sem levar o celular, nos dias de hoje, pode até parecer um tanto primitivo. Realmente esse é um hábito difícil de largar, mas os pesquisadores da universidade de Utah garantem que se desligar da tecnologia ajuda a manter as funções do cérebro afiadas. E se isso não for estímulo suficiente para encarar essa desintoxicação, talvez o apelo do bolso possa ser. Nos Estados Unidos, alguns hotéis já oferecem pacotes com descontos de até 15% na diária para hóspedes que toparem deixar seus aparelhos eletrônicos em casa.

3 comentários:

  1. Meu estágio está avançado, he.
    Mas levar notebook para a praia, aí já pode intern(et)ar.

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma coisa q eu sei limitar bem... nao fico preso a um computador nem fudex

    abraços
    .
    www.ouvindoparalamas.blogspot.com
    .

    ResponderExcluir
  3. Cliquei nos seus anuncios clica nos meus?
    http://ostonsnanet2.blogspot.com/ to seguindo tbm abraços

    ResponderExcluir