sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os 10 lançamentos tecnológicos mais esperados de 2011


A consolidação de formatos como smartphones, tablets e de consoles de jogos, faz com que as empresas preparem-se cada vez mais para desenvolver produtos para esses novos segmentos. E este ano promete ser a confirmação ou não de alguns produtos no mercado. Vamos conferir as novidades para 2011:

Apple – iPad 2

O nome ainda é extra-oficial, mas a segunda geração do iPad tem tudo para ser lançada no início de 2011. A tão criticada falta de câmera para videochamadas não será mais problema: a agência de notícias Reuters apurou que o dispositivo deve ganhar não apenas uma, mas duas câmeras (uma frontal e outra traseira), nos moldes do concorrente Galaxy Tab, da Samsung. O dispositivo deve ganhar, ainda, porta USB, tela Retina Display (com a mesma resolução do iPhone 4) e giroscópio de três eixos.

Apple – iPhone 5


Desde que o iPhone 4 foi lançado, em junho de 2010, correm boatos acerca do iPhone 5: o aparelho teria um novo formato, seria compatível com a tecnologia CDMA, teria o cartão SIM embutido. O site Cult of Mac diz que o novo smartphone poderia carregar todas as configurações e dados de um Mac e ser utilizado para transações financeiras. O lançamento está previsto para junho. Há o que se poupar até lá.

Nintendo 3DS

O Nintendo 3DS chegará ao mercado norte-americano em 27 de março, pelo preço de US$ 250. A Nintendo não confirmou a data de lançamento nem o preço final do aparelho no Brasil. O anúncio, feito no último dia 19, em Nova York, revelou a linha de jogos do aparelho que apresenta imagens em três dimensões sem a necessidade de óculos especiais.
No pacote virá um Nintendo 3DS, uma caneta especial retrátil, seis cartões para jogos de realidade aumentada que virão na memória e uma série de softwares de manipulação de imagens e de áudio para que os gamers possam brincar, além de cartão de memória SD de 2 GB e uma base que é conectada à tomada para recarregar o videogame. O aparelho terá dois modelos: o aqua blue, de cor azul, e o cosmo black, preto. O aparelho terá 40 jogos nas primeiras semanas de lançamento, dentre eles Super Street Fighter IV 3D Edition e o remake do clássico The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

Lenovo – Ebox


A empresa chinesa Lenovo terá um desafio nada fácil pela frente, encarar Microsoft, Sony e Nintendo no mercado de consoles de jogos. A empresa criou uma divisão específica para videogames e realizou duas rodadas de arrecadação de capital, com o objetivo de levantar “dezenas de milhões de dólares” para o investimento. O destino de tanto dinheiro e mão de obra é o console Ebox, que deve ser lançado na China já no primeiro trimestre do ano. O Ebox virá com uma câmera para montagem no topo do televisor que detectará os movimentos dos jogadores.

Sony – NGP

Sucessor do portátil PSP,o NGP foi desenvolvido sob cinco pilares: Interface de Usuário Revolucionária, Conectividade Social, Entretenimento Baseado em Locação, Convergir Real e Virtual e Compatibilidade com aPlayStation Suite (aplicativo para celulares que emula jogos clássicos do PSX).
O novo portátil não promete uma verdadeira revolução como o Nintendo 3DS, mas tem seus atrativos. Ele traz dois analógicos, tela touchscreen de OLED de 5 polegadas com resolução de 960×544 (4x a do PSP), 3G, Wi-Fi, Bluetooth, GPS, touchpad na parte traseira, sistema de movimento de seis eixos (o mesmo do PS Move) e câmeras frontal e traseira. O NGP ainda usa cartões SD de memória flash para os jogos.

Google – CR-48

Também conhecido como o PC do Google, o netbook CR-48 é uma máquina com tela de 12 polegadas, 3G, touchpad, Wi-Fi 802.11n, bateria com duração de 8 horas e webcam, sem drive óptico. Nada demais do ponto de vista do hardware, porque o objetivo do computador, na verdade, é levar aos usuários o sistema operacional Chrome OS. O software é projetado para rodar integrado à nuvem, de modo que os aplicativos são acessados na web ao invés de instalados no PC. O Google afirma que o modelo trará mais segurança para os usuários.

Motorola – Tablet com Honeycomb

O que chama atenção no tablet da Motorola não é seu hardware, mas seu sistema operacional: o Honeycomb, ou Android 3.0. Trata-se da primeira versão do sistema do Google desenvolvido especificamente para tablets, segmento dominado hoje pela Apple. O Honeycomb deve permitir mais customização por parte do usuário, segundo Andy Rubin, vice-presidente de engenharia do Google. Quanto ao tablet da Motorola, sabe-se que contará com processador dual core 3D, processador gráfico da NVIDIA e câmera frontal para videochamada.

Sony Ericsson – Z1 (PlayStation Phone)

Uma mistura de um smartphone com um PlayStation Portable (PSP), assim pode ser definido o Z1, provável nome do modelo. Uma aba deslizante revelaria os controles para games, semelhantes aos do PSP go, com direcionais, botões de ação e um touchpad. Internamente, os protótipos vazados do Z1 têm processador Qualcomm MSM8655 de 1 GHz, 512 MB de RAM e 1 GB de ROM. Com uma tela de aproximadamente 4 polegadas, o celular ainda teria câmera de 8 megapixels de resolução e flash de LED.

Intel – Processadores Sandy Bridge

Com o codinome de “Sandy Bridge”, os novos chips da Intel têm processo de fabricação de 32 nanômetros e, segundo a empresa, devem garantir um desempenho próximo ao que faz uma placa de vídeo dedicada. É a aposta da Intel para recuperar espaço entre fabricantes e consumidores em 2011, que atualmente preferem investir separadamente em placas aceleradoras gráficas, principalmente da Nvidia ou da grande concorrente AMD.

Nvidia – Kepler


O Kepler, com circuitos de 28 nanômetros, será de três a quatro vezes mais rápido que a geração Fermi. A empresa, que ganha cada vez mais espaço no segmento de processadores gráficos para dispositivos móveis, não tira o foco das GPUs para PC e já tem projeto até de uma linha sucessora ao Kepler, a Maxwell. Esta, entretanto, só deve ser lançada em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário