quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Apple confirma intoxicação de operários em uma fábrica na China

Relatório da companhia revelou incidente em fábrica de fornecedora.
Trabalhadores foram expostos à substância que pode causar até paralisia.

A Apple admitiu em relatório que 137 trabalhadores de uma fábrica em Suzhou, na província chinesa de Jiangsu, foram intoxicados por uma alta exposição à substância química n-hexano, informou nesta quinta-feira (17) a agência "Xinhua". O incidente aconteceu em uma fábrica da Wintek, fornecedora da Apple. A empresa de Steve Jobs pediu que fabricante deixasse de usar a substância em sua produção.

No relatório, a empresa considerou o incidente uma violação à integridade de seus empregados. A Apple também solicitou que a Wintek melhore seu sistema de ventilação. Após as exigências da companhia, os trabalhadores não voltaram a apresentar problemas de saúde.

Como especificam as leis chinesas, a Wintek pagou o tratamento médico, alimentação e salários aos trabalhadores doentes. Além disso, segundo o relatório da Apple, a maior parte dos contaminados já se recuperou e retornou ao trabalho.

Outro relatório
No entanto, outro documento apresentado por uma coalizão de 36 grupos ambientalistas na China informou que vários trabalhadores foram retirados de seus cargos sem indenização. A exposição a altos níveis de n-hexano pode causar dano ao sistema nervoso periférico e à medula espinhal causando fraqueza muscular, infertilidade masculina e inclusive paralisias.

Em 2010, outro fornecedor da Apple na China, a Foxconn, que fabrica o iPhone e o iPad, testemunhou uma onda de suicídios de seus funcionários em fábricas no sul da China. No relatório anual, a Apple mostrou sua "preocupação e tristeza" pelos ocorridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário