quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Batalha: Gráficos poderosos x Roteiros perfeitos

Eis um dos assuntos mais polêmicos quando se fala de jogos a qualidade do visual x roteiro.


Quem nunca disse, ou já ouviu dizerem: "Esse jogo ai é muito antigo, olha esse gráfico, não consigo jogar isso?" ou o oposto: "Esses jogos modernos só tem gráfico, história que é bom nada, os clássicos da década de 90 sempre serão os melhores" ?

É muito fácil falar, mas difícil explicar. Mas vamos começar, xD.

Muitas pessoas tem uma nostalgia por coisas, pessoas ou produtos de uma época em que era feliz, conecta essa nostalgia a essa coisa/pessoa/produto, o que faz com que, sempre que a pessoa lembrar dessa coisa, vai sentir um gostinho daquela felicidade do passado.

É assim que surgem os membros do grupo "os antigos são os melhores". Os fatores para essa nostalgia são muitos, como por exemplo, nessa época a pessoa era criança, não trabalhava, brincava muito e não se preocupava com diversos problemas. O motivo não é o foco. Aqui é interessante pensarmos o quão apegadas as pessoas desse grupo são as coisas daquela saudosa época.

Por outro lado, temos o grupo dos viciados em gráficos. Se não tiver gráficos de última geração (nisso não digo jogos apenas em 3D, mas jogos com gráficos bonitos mesmo, bem modelados, cenário detalhado, etc ), o jogo não presta. Isso acontece principalmente com as pessoas mais jovens, que já nasceram com jogos de última geração com pouca ou nenhuma atenção aos jogos antigos.


E então, como encontrar o equilíbrio entre essas duas forças que parecem opostas mas deveriam trabalhar juntas?

Os dois grupos de pessoas tem pontos muito válidos e precisos. Afinal, os produtores dos jogos mais recentes realmente se dedicaram tanto aos gráficos, em usar uma engine superpoderosa, com novos efeitos realistas, que o desenvolvimento da história, o roteiro em si, fica muito pobre, os personagens principais cativam com rostos e expressões, mas pecam em falas.

Por outro lado, os jogos antigos não tem gráficos. Não há o que discutir aqui, isso era uma limitação tecnológica da época. Mas ai entra em questão um ponto muito forte dessa época: se não haviam gráficos, como os jogos conquistavam tantos fãs? Muita dedicação no roteiro, a história deveria ser mais do que perfeita para conseguir derramar uma lágrima de um jogador, e isso aconteceu,
muitas vezes.

Claro, isso é uma análise genérica. Nem todos são bons, ou ruins.

Diversão

O ponto mais importante de qualquer jogo é a possibilidade de nos proporcionar diversão. Enquanto você está honestamente se divertindo com o jogo, ele é bom. Mas fica a dica:

Para aqueles que gostam de gráficos, deveriam deixar seu preconceito de lado, se esforçar um pouco, e experimentar um desses clássicos famosos (Chrono Trigger, Final Fantasies, etc.), posso garantir que passado o primeiro impacto de "meu deus, esse jogo é 2D =O, meu personagem é um quadrado", vocês irão sentir uma empatia com o personagem e no final vão se divertir.

E para aqueles que acham que todos os jogos novos faltam roteiro, deveriam olhar duas vezes. De fato, os jogos por um tempo se focaram mais em gráfico do que roteiro. Mas isso mudou, o mercado de jogos cresceu absurdamente, e agora é impossível competir sem ter história, roteiro, gráfico, cenas cinematográficas, e tudo o mais! Pode ter certeza que muitos jogos bons estão nas prateleiras dos jogos da nova geração.

Mas será verdade mesmo? Você acha que os jogos atuais atingiram o nível de roteiro suficientemente bom?

No meu caso bom roteiro prevalece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário