quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sony mostra funcionalidades do PSVita


Durante a Develop Conference 2011, que acontece na Europa, Phil Rogers da Sony Europa explicou os detalhes de alguns dos recursos do PSVita. Entre eles, a funcionalidade de bate-papo e recursos de rede.

O site europeu EuroGamer esteve na apresentação e detalhou alguns dos recursos discutidos na apresentação para os desenvolvedores da Europa.

Near funciona de maneira semelhante ao SpotPass do 3DS. Com ele, o PSVita consegue descobrir se há outros portáteis por perto e, assim, trocar itens entre os jogos de maneira passiva. Nenhum dos dois jogadores precisa estar usando o Vita para fazer a troca. Além disso, constantes encontros renderão outros “presentes” aos jogadores.

Rogers descreveu o sistema com um cenário teórico “imagine que o usuário A visite dez lugares em um dia, então eles vão para casa e sincronizam com o servidor e ele envia para o servidor Near os dez lugares em que esteve” e continuou, “Então chega o usuário B, faz a mesma coisa, mas em uma hora do dia o usuário B passou pelo local cinco do usuário A, o que significa que agora eles poderão coletar presentes que aquele usuário deixou. Isso chega através do aplicativo Near e se torna um objeto de jogo.”

Esses “presentes” podem ser itens de jogo, acessórios, personagens secretos ou, até, recordes a serem quebrados ou recursos que só poderão ser ativados através da troca desses “presentes”. De acordo com Rogers, cabe aos desenvolvedores decidirem o que os jogadores poderão compartilhar e receber.

Outro recurso se chama Party e, segundo Rogers, “é muito bom para ter os amigos juntos para discutirem sobre jogos, ou conversar para entrar em um.”

Com isso, a Sony confirma que o sistema de chat do PSVita funcionará “por toda a plataforma” e permitirá que até quatro jogadores formem um grupo para conversar entre si, independente do que cada um estiver jogando. “Você poderá conversar entre os jogos através de voz e texto”, afirmou Rogers.
Por fim, foi explicado o sistema LiveArea e Activity: “O LiveArea é, essencialmente, onde você vai para começar o seu dia com PlayStation Vita”.

Há três divisões dentro do LiveArea: Index, Live and Game. O primeiro é a área onde você encontrará informações de conteúdo, que, de acordo com Rogers, é o “ponto de partida para iniciar um jogo no PS Vita”. O segundo é a área de comunicação, com comentários das atividades de seus amigos e também onde você poderá começar a conversar e trocar recados.

De acordo com Phil Rogers, o “Activity” funcionará como uma rede social “Atividades são o que fazem com que as conversas entre jogadores evolua, o sistema cria algumas atividades automaticamente. Isso encoraja as pessoas a comentar e interagir de maneira semelhante a que fazem com o Facebook.”

O LiveArea não será fixo e poderá ser atualizado e aprimorado pela Sony e por desenvolvedores. “Quando os jogos forem lançados, eles terão uma LiveArea padrão inseridas no cartão, mas os usuários e desenvolvedores poderão personalizar com detalhes diferentes”, confirmou Rogers.

Outro detalhe que pode render novos estilos de jogo é que o LiveArea ter recursos de localização que permite que as empresas localizem os donos de Vita, “tanto através do GPS quanto por triangulação de 3G como nos telefones celulares”.

Como o sistema 3G ainda não foi confirmado para fora dos Estados Unidos, Phil Rogers tratou de explicar melhor como funcionará o sistema para o outro modelo: “mesmo com o modelo que só tem Wi-fi, é possível ter uma noção vaga de onde o usuário está.”

Os detalhes de como funcionarão cada um desses recursos ainda não está definido, Rogers terminou sua apresentação deixando o espaço para novas idéias dos desenvolvedores e afimou “Normalmente, nós estamos abertos para inovações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário