terça-feira, 26 de abril de 2011

Rumores dizem que documento de CERN assinala a descoberta da “partícula de Deus”


Rumores de que o maior esmagador de átomos do mundo encontrou a sub-partícula atômica HIgss boson, conhecida como a ‘partícula de Deus’ inundaram a Internet ontem, (25/4).

A especulação foi baseada em uma nota interna que vazou, a qual alegadamente partiu de um físico do Grande Colisor da Hádrons – LHC, um acelerador de partículas de 27 km próximo de Geneva, na Suíça.

Os rumores começaram quando uma postagem anônima parcial da nota foi colocada no blog de Peter Woit, um professor de matemática da Universidade de Columbia.

Enquanto alguns físicos estão dizendo que a nota foi uma farsa, outras dizem que o achado poderia ser um grande avanço na compreensão do funcionamento do universo.

O físico Sheldon Stone, da Universidade de Syracuse disse: “Se for real, será muito empolgante.”

Teorisa-se que a partícula Higgs boson exista dentro da teoria conhecida como Modelo Padrão. Os físicos acreditam que a Higgs boson fornece massa para todas as outras partículas e foi crucial para a formação do comos após o Big Bang.

Os grandes esmagadores de átomos, como o LHC e o Tevatron da Femilab, no estado de Illinois, EUA, por muito tempo têm procurado pela Higgs e outras partículas sub-atômicas. Estes aceleradores fazem as partículas colidirem à velocidades enormes, gerando uma “chuva” de outras partículas.

A nota que vazou sugere que o experimento de detecção de partícula ATLAS, do LHC, pode ter pego uma assinatura da elusiva partícula Higgs.

Stone disse: “É ilegítimo e não científico falar em público sobre materiais de colaboração interna antes que sejam aprovados. Assim, este ‘resultado’ não é considerado resultado até que a colaboração oficial seja publicada.”

O sinal pode ser evidência de alguma outra partícula, disse Stone. “Isto em alguma forma seria ainda mais interessante, ou poderia ser o resultado de uma nova física além do Modelo Padrão“, complementou.

Tudo que podemos fazer por agora é esperar se haverá uma confirmação oficial da notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário