terça-feira, 22 de março de 2011

Crysis 2 está no topo da tecnologia de gráficos nos jogos

Maximum Technology


Alguém tem que estar no topo da tecnologia de gráficos nos games. E os desenvolvedores do jogo da Crytek, em Frankfurt, na Alemanha, são os que conseguem isso.

Jogos como Crysis 2 são importantes porque eles inspiram os jogadores hardcore a comprar os computadores de maior poder de processamento. Que por sua vez inspira os fabricantes de hardware a criar hardwares melhores, mantendo o motor da inovação em uma espécie de círculo virtuoso. As inovações em Crysis 2 estão em todos os detalhes, desde estilhaços de cacos de vidro à águas translúcidas ou chamas reluzentes.

Crysis 2 é um exemplo de como os desenvolvedores de bons jogos conseguem explorar ao máximo a tecnologia gráfica nas máquinas mais rápidas do mundo. Mais de 200 pessoas trabalharam no jogo, não contando os testadores e talentos terceirizados, em diversos locais, por 2 anos meio.

O Crysis original vendeu mais de 3 milhões de unidades, mas suas vendas foram limitadas porque não foi feito uma versão para os consoles e não poderia ser executado em muitos computadores.


A tecnologia nos consoles e nos PCs


Nathan Camarillo, produtor executivo de Crysis 2, respondeu algumas perguntas sobre seu jogo. Na entrevista, Camarillo comentou que mesmo trazendo o game para os consoles, a Crytek ainda quer tirar o máximo do potencial do PC.

"Se você joga em um computador razoável, você poderá ter a mesma experiência dos que jogam nos consoles, mas se você gastou um bom dinheiro em seu PC, nós queremos garantir que você terá os benefícios merecidos pelo gasto.", afirma Camarillo.

Continuando a falar sobre os gráficos, Camarillo explicou que em computadores high end, de última geração, você notará uma melhora na qualidade gráfica principalmente na distância dos cenários, objetos distantes são visíveis com nitidez. Outra melhora também fica na parte da qualidade dos shaders e das sombras, que são mais ricas e precisas.


Mesmo tendo tantas vantagens ao jogar Crysis 2 em um computador hight end, foi garantido que, no modo multiplayer, mesmo os jogadores com computadores mais fracos não serão penalizados se jogar com gráficos de baixa qualidade. Tendo um bom framerate - frames por segundo - o jogo será justo para todos.

Falando sobre as diferenças entre Crysis 1 e 2, Camarillo destacou as chamas e as fumaças, que são mais realistas. O ambiente também é diferente, tendo muito mais objetos para manipular. O primeiro Crysis era na selva e agora estamos no meio de Nova York, com concreto, asfalto, vidro, resultando em muita variação visual.



Ao perguntar sobre PC VS Console, Camarillo disse:

"O PC não está morto. Se você olhar os números, há mais computadores que consoles nas casas. A pirataria pode ser um problema, mas de maneira nenhuma o mercado de jogos está a favor somente dos consoles."

Sobre a capacidade de processamento, Camarillo defendeu os computadores, destacando a maior quantidade de memória em placas de vídeo, mais texturas que se pode processar de uma só vez, mais personagens na tela ao mesmo tempo e mais detalhes dos shaders.

Crysis 2, um dos jogos mais ambiciosos e caros já feito está estreando hoje no PC, Xbox 360 e PlayStation 3.

Um comentário:

  1. bem vindo, Se Curtir Segue?
    http://usmercenarios.blogspot.com/
    promove ai? precisa to aqui
    vlw abraço

    ResponderExcluir