quinta-feira, 3 de março de 2011

Apple apresenta iOS 4.3 com GarageBand e iMovie


A apresentação do iPad 2 nesta quarta-feira (2) em San Francisco, nos Estados Unidos, não estaria completa sem um elemento importante: a atualização do sistema operacional do tablet, do iPhone e do iPod Touch, o iOS 4.3. E com ela, novos aplicativos que se aproveitam dos novos recursos do aparelho, assim como sua performance mais robusta.

Diferentemente do que muitos esperavam, a Apple não mostrou ainda a esperada versão 5.0, mas isso não significa que há poucas novidades. A primeira apresentada pela empresa foi a melhora na performance do navegador Safari. Agora ele roda a nova engine JavaScript, que permite exibir a linguagem duas vezes mais rápido do que no iOS 4.2. Isso significa carregamento de páginas mais rápido, mesmo com sites com mais recursos.

Outra melhoria foi feita na ferramenta AirPlay, que agora permite compartilhar vídeo para uma Apple TV diretamente do aplicativo de fotos. Assim fica mais fácil de mostrar a todos o que foi filmado com a nova câmera HD da segunda versão do iPad.

Além disso, o recurso agora traz compatibilidade com websites e aplicativos, que permitem que sejam mostrados vídeos do YouTube direto em uma TV, por exemplo. O problema é que a Apple ainda não informou se essas novidades serão compatíveis também com o adaptador HDMI para o tablet. O iTunes Home Sharing traz ferramenta semelhante, permitindo acessar a biblioteca de músicas, filmes e livros inteira do iTunes pela rede Wi-Fi doméstica em qualquer dispositivo iOS.

Há também novidades exclusivas. Para o iPad, agora é possível determinar qual a função do botão deslizante lateral: se será para travar a orientação da tela em modo retrato ou paisagem, ou se será um botão para deixar o aparelho no silencioso.

Já para o iPhone 4, há o recurso de compartilhamento de Wi-Fi, o “Personal Hotspot”. Com ele, é possível distribuir sua conexão 3G para até cinco equipamentos por meio de Wi-Fi, Bluetooth e USB. Cada uma delas é protegida por senhas e protocolos de segurança. A Apple garante que essa nova função não drena sua bateria, detectando quando a conexão não está em uso para desligá-la e economizar energia.

iMovie

O app é basicamente uma versão touchscreen do software Final Cut, bastante utilizado em edições de vídeos (filmes inteiros foram já são realizados com o programa desde o final dos anos 90). O iMovie permite a gravação de áudio multifaixas, traz um mais precisão na edição, conta com novos temas, tem o AirPlay para se conectar ao Apple TV, exibe vídeos em HD e possui compatibilidade com todos os aparelhos iOS.

O trabalho com áudio também foi melhorado, com mais de 50 efeitos sonoros adicionados ao iMovie e a possibilidade de usar músicas de fundo. O programa agora tem mais opções de compartilhamento de vídeos, com CNN iReport, Vimeo, Facebook, iTunes além, é claro, do YouTube e o rolo da câmera do próprio aparelho.

GarageBand

Este é basicamente um estúdio virtual tanto para quem já toca algum instrumento quanto para os que sequer conseguem colocar uma nota no violão. Além de mixagem e edição de áudio com até oito faixas simultâneas, o aplicativo traz os Touch Instruments. São vários modelos de bateria, teclado e sintetizadores, além de uma bateria mecânica para quem não possui um bom ritmo.

Agora, para quem realmente não faz ideia de como tocar, há ainda os Smart Instruments, que facilitam a criação de melodias com versões bem simplificadas de guitarras, violões, teclados, baixo e bateria. O projeto inteiro com as faixas e gravações pode ser compartilhado com a versão para Mac do software.

Os dois aplicativos estarão disponíveis para download na App Store a partir do dia 11 de março por US$ 4,99 – bem mais baratos do que as versões completas dos softwares para Mac OS, diga-se de passagem. A atualização iOS 4.3 será liberada na mesma data gratuitamente e será compatível com o iPhone 3GS, iPhone 4, iPad 1 e 2, e iPod Touch de terceira e quarta geração.

2 comentários:

  1. Apple eh a melhor, pena q os preços são alllltos

    belo post

    http://iliketeenworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É, a melhor mas a mais cara, uheuheuhe

    http://brevejornada.blogspot.com

    ResponderExcluir