sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Nasa: poderosa chuva de meteoros pode atingir a Terra em 2011


A Nasa - agência espacial americana - começou a avaliar os riscos para satélites e naves espaciais em órbita da Terra, como a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), devido a uma poderosa chuva de meteoros que deve atingir o planeta em 8 de outubro de 2011. O fenômeno ocorre no outono do hemisfério norte, vai durar sete horas e deverá ser especialmente violento.

A Nasa pode, inclusive, redirecionar a ISS. William Cooke, do Marshall Space Flight Center (Huntsville, Alabama), ligado à agência espacial, disse que os especialistas preveem uma grande chuva e esperam um pico de várias centenas de meteoros por hora.

Duas outras chuvas fortes ocorreram em 1985 e 1998, mas não causaram problemas nos satélites e naves em órbita. Desta vez, a probabilidade de problemas também não é alta. No entanto, Cooke diz que a prevenção é importante e que a próxima tempestade não deve ser ignorada.

Segundo Cooke, a ISS tem um escudo contra as rochas do espaço e, se necessário, pode ser redirecionada. O mesmo se aplica ao telescópio Hubble. O cientista incentiva programadores a determinar se é necessário preparar estratégias de defesa. "Se um meteoro esporádico atinge você, é má sorte. Se isso ocorre durante uma chuva de meteoros, é negligência", diz o cientista.

Sobre o Meteorito gigante...
Cientistas e astrólogos olham para o céu com o medo do asteróide Apophis que está em plena rota de colisão com o planeta Terra e pelas dimensões do asteróide um choque com nosso planeta representará o fim da humanidade tanto pelo impacto quanto pelas condições nas quais o planeta ficará.

Os cientistas revelam que não há nada que possa ser feito e que deveríamos apenas fazer reservas de água e comida e sentar e esperar.

De acordo com a Nasa, não há solução cinematográfica como mísseis e armas para combater o meteoro gigante. As chances de desenvolver este tipo de arma levaria algumas décadas e não há tempo para isso.

A colisão com nosso planeta deve ocorrer em 2036, mas antes disto, em 2029 o Apophis passará tão perto da Terra que a gravidade de nosso planeta irá atraí-lo fazendo com que ele volte e se choque mais rapidamente.

Não sei se estarei vivo até lá, mas o que posso fazer é começar a construir meu abrigo subterrâneo e estocar comida antes que seja tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário