segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

HTML5 fica pronto apenas em 2014

Desenvolvimento do HTML5 começou em 2007


A especificação HTML5 está em desenvolvimento já há alguns anos e ainda vai demorar um pouco até que ela fique pronta.

Mais especificamente, o HTML Working Group deverá anunciar ainda hoje que a especificação HTML5 deverá ser finalizada e ratificada como padrão durante o segundo trimestre de 2014.

“Nós começamos a trabalhar no HTML5 em 2007”, disse Philippe Le Hegaret, do W3C. “Nossa meta é finalizar a especificação HTML5 em sete anos”.

O HTML5 será a primeira nova revisão desde o lançamento do HTML 4.01 em 1999.

Embora a especificação fique pronta apenas em 2014, nada impede que empresas e outros interessados já comecem a adotar algumas de suas tecnologias, já que algumas fases-chave no desenvolvimento da especificação HTML5 nos próximos anos visa obter feedback através de testes de uso no “mundo real” e não em laboratórios.

Agenda final
Em maio de 2011, a versão “feature complete” do HTML5 será disponibilizada. Isto significa que ela ainda receberá alguns novos recursos e os já existentes serão refinados.

O W3C espera lidar com milhares de comentários durante esta fase e o grupo acredita que alguns deles levarão a algumas mudanças “substanciais”.

No segundo trimestre de 2012, uma nova fase terá início. Nesta fase, os “implementadores” da especificação (como desenvolvedores de navegadores, por exemplo) fornecerão feedback para o W3C.

Esta fase será concentrada em um conjunto de milhares de testes para ver se as implementações do HTML5 realmente obtém os mesmo resultados durante a interpretação do código de uma página da Web.

Quando esta fase chegar ao fim, o HTML5 receberá o status de “candidato a recomendação” e pelo menos dois status “implementações interoperáveis”, ou seja, dois navegadores diferentes produziram os mesmos resultados durante os testes.

A fase de obtenção do feedback dos implementadores será concluída no primeiro trimestre de 2014.

E por último, a especificação HTML5 entrará no período final de revisão. Esta fase durará cerca de seis semanas.

Quando esta fase for concluída, o HTML5 poderá ser finalizado no segundo trimestre de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário