segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Brasil já é quarto em vendas de PCs no mundo

SÃO PAULO – O Brasil já é o quarto país que mais vende computadores no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, líder, seguido por China e Japão, de acordo com o IDC.

De acordo com o estudo Brazil Quarterly PC Tracker, realizado pela consultoria, o ano de 2010 foi aquecido pra o mercado brasileiro de PCs, que comercializou um total de 13,7 milhões de computadores no ano. Desses, 55% foram desktops e 45% notebooks.

O resultado é 23,5% maior do que aquele registrado em 2009. E, se somado aos 100 mil tablets vendidos no país em 2010, o número sobe para 13,8 milhões de equipamentos comercializados, diz o IDC.

Somente no último trimestre de 2010, foram vendidos 3,6 milhões de equipamentos (52,5% de desktops e 47,5% notebooks).

No início do ano passado, o IDC previa que o mercado chegaria à marca de 13,2 milhões de computadores, porém, devido à competição acirrada entre os fabricantes de PCs, o número foi 3,6% melhor.

Ao longo de todo o ano de 201, 65% dos computadores vendidos tiveram como destino usuários domésticos e 35% para o mercado corporativo, incluindo os setores de educação e governo.

Segundo a pesquisa do IDC, o total de vendas de notebooks para usuários domésticos foi 30% maior do que a de desktops, comprovando uma tendência já apontada em estudos anteriores.

Luciano Crippa, gerente de pesquisas da IDC, avalia como certa a influência dos tablets no mercado de PCs. Segundo ele, o mercado de PCs será impactado pela venda de tablets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário